


TRIO MACAÍBA


Uma das palmeiras mais típicas da paisagem nordestina, a Macaíba, serviu de inspiração para batizar o trio.
Foi a paixão pelo gênero genuinamente brasileiro, o forró, que uniu o grupo . O Macaíba nasceu em 2000 e é formado por músicos e pesquisadores de cultura popular que se conheceram no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, o famoso Conservatório de Tatuí (SP).
De origens diversas - Beto Corrêa (sanfona e voz); Cléber Almeida (zabumba e voz); e Ramon Vieira (triângulo e voz) dedicam-se à mais tradicional vertente do ritmo, o chamado “forró pé-de-serra”, alusão às áreas onde se desenvolveu o gênero. O trabalho traz composições próprias e interpretações de clássicos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro,João do Vale,Dominguinhos e também Gilberto Gil e Djavan.
A composições autorais do shows estão no cd de estréia “Na trilha do pé de serra”,que conta com a participação especial de quatro das maiores estrelas da música brasileira e nordestina: Hermeto Pascoal; Dominguinhos; o saxofonista Proveta além do instrumentista,ator, bailarino e pesquisador Antônio Nóbrega. Nas apresentações ao vivo ,além da formação regional de zabumba,triângulo e sanfona ,no palco há também a sonoridade do violão 7 cordas,pandeiro e cavaco. É um delicioso convite ao público : fazer uma viagem à nossa cultura de raiz ao som do xote, baião, xaxado, côco, quadrilha, rojão e calango que são os ritmos predominantes para fazer a “poeira levantar”.
PROJETO:
*NA TRILHA DO PÉ DE SERRA
100 ANOS DE GONZAGÃO
LIVRE / 90 min
No repertório alegre e dançante estão as canções autorais do disco de estréia que conta com Dominguinhos, Proveta , Hermeto Pascoal , e também uma homenagem ao rei do Baião : Luiz Gonzaga.
O show ainda faz um passeio pelos clássicos de Jackson do Pandeiro ,Gilberto Gil , Dominguinhos,Hermeto Pascoal e Antonio Nóbrega . Entre um música e outra o público ainda ouve causos e histórias sobre a obra e os mestres da música popular brasileira, bem como a origem do forró pé de serra.
Senhor Brasil com Rolando Boldrin
Macaíba sexteto e Hermeto Pascoal
Sesc Rio Preto

